Para que seja possível atingir os benefícios do Pilates, é necessário concentração, alinhamento da coluna, dos segmentos (braços e pernas) e fluidez. Porém, as vezes alguns fatores podem impactar diretamente no atingimento destes benefícios.

Confira abaixo quais são os fatores que atrapalham os benefícios do Pilates e procure evitá-los!

 

Chegar Atrasado

Um costume ruim do brasileiro é não cumprir horário, e acredite, 5 minutos de atraso em até uma hora de aula, faz muita diferença.

 

Doença Infecto Contagiosa

No ambiente do Pilates há rotatividade a cada hora e o contato com os aparelhos e acessórios de uso comum, pode ser uma excelente fonte de contaminação. Higienizar com álcool é uma boa saída.

 

Desconcentração

As conversas paralelas, o uso de celular durante a aula e pensamentos longes da sessão, atrapalham não apenas a fluidez, como aumentam os riscos de lesões durante a prática do Pilates.

 

 Ansiedade

Pacientes ansiosos tendem a realizar os movimentos do Pilates de modo balístico e brusco. Quando os exercícios são feitos sem controle, as chances de lesões aumentam e muito!

 

Respiração Incorreta

Um dos princípios fundamentais do Pilates é respirar corretamente. Joseph dizia: “A respiração é o primeiro e último ato da vida… Aprenda a respirar corretamente”.

 

Vestimenta Inadequada

A vestimenta inadequada no Pilates como meias sem antiderrapante pode com frequência causar lesão pois a meia escorrega da barra e do pedal, e o susto pode ser só o aviso que algo mais grave pode acontecer.